Conheça a nossa Equipe

Maria de Lourdes Fidalgo

Directora

 Lourdes Fidalgo, Licenciou-se em Biologia, ramo opcional de Ciências Alimentares pela Universidade de Eduardo Mondlane, em Moçambique, com mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa, Portugal. Frequentou o curso na área de gestão de programas de Nutrição pela Universidade de Wageningen- Holanda, curso de Segurança Alimentar em África; Políticas, Plano e Intervenção, pelo IDS (Institute of Development Studies), Sussex, Inglaterra; curso de SOS – Intervenção em Emergência em Larga População, Genebra, Suiça.

A sua experiência profissional inclui, 10 anos como Chefe do Programa Nacional de Nutrição no Ministério de Saúde, Departamento de Nutrição e 20 anos como Directora da ANSA.

O período que teve como responsabilidade o programa de nutrição no Ministério da Saúde, foi um período histórico extremamente difícil em Moçambique, visto que o país estava a enfrentar uma situação de guerra e também de choques periódicos devido a calamidades naturais (secas e cheias); pelo que como consequência a maioria da população vivia uma situação de insegurança alimentar e nutricional com reflexos extremos nos índices de desnutrição aguda e crónica.

Na sua posição representou durante os anos de emergência (meio da década de 80 e meio da década de 90), o Ministério da Saúde no Comité de Coordenação de Emergência a nível central, desenvolvimento de manuais operacionais de intervenções em saúde e nutrição em situação de emergência em colaboração com os profissionais dos diferentes sectores.

Em suma é de destacar os anos de experiência no estabelecimento de respostas a gestão de intervenções em situação de emergência incluindo os choques climáticos, e a avaliação da resposta humanitária implementada no país pelas diferentes organizações intervenientes.

Lourdes Fidalgo e o Departamento de Nutrição foram fundamentais no estabelecimento do primeiro Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutrição (SETSAN), actualmente designado de Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN) que hoje tem o papel de coordenação multissectorial na área de Segurança Alimentar e Nutricional e muito concretamente na implementação do Plano de Acção para a Redução da Desnutrição Crónica (PMARDC).

Desde o fim dos anos 90 até hoje, trabalha como Directora da ANSA e consultora e o seu perfil de consultorias compreende: formulação de politicas na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); gestão de projectos nas áreas de SAN; monitoria e avaliação de programas e projectos; planificação de intervenções nutricionais em situação de emergência; avaliação da vulnerabilidade alimentar e nutricional; desenvolvimento de curriculum para cursos de nutrição, saúde publica e segurança alimentar e respectiva formação; docente na Universidade Eduardo Mondlane, pesquisa qualitativa na área de segurança alimentar, nutrição e protecção social.

Foi membro activa durante quase 10 anos das redes internacionais e nacionais (Worldwide Alliance for Breastfeeding Action (WABA) e International Baby Food Action and Network (IBFAN) que tem como responsabilidade a promoção protecção e apoio a prática do aleitamento materno.

Adelina Mucachua

Técnica para a área de educação nutricional

Formada no nível médio em Nutrição no Instituto de Ciências de Saúde de Maputo no ano 1979. Trabalhou durante 4 anos na Direcção Distrital de Saúde de Chókwe como responsável de Nutrição do Chókwe e da zona norte da Província de Gaza. No período de 1983 a 1997 foi responsável Provincial da Nutrição na Direcção Provincial de Saúde de Gaza; também trabalhou durante 2 anos no Centro Higiénico dos Exames Médicos (CHAEM) da cidade de Xai-Xai onde Inspeccionava estabelecimentos comerciais em geral.

Entre 2003 a 2005 trabalhou na Care Internacional como Gestora dos Projectos de Nutrição e Malária no âmbito de emergência. Dentre outras actividades, tem experiência na área de pesquisas antropométricas, de Inquéritos dos Agregados Familiares com PMA nas Províncias de Gaza e Inhambane. Desde 2009 até a data presente tem vindo a trabalhar com formações de activistas, experiência na monitória e formação de activistas comunitários, jornalistas e locutores, associação de camponeses e técnicos de saúde, educação e outros técnicos; actividades comunitárias na área de nutrição.

Kerry Selvester

Directora adjunta

Licenciada em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge, UK, mestrado em Nutrição Humana em Países em Desenvolvimento, London School of Hygiene and Tropical Medicine, no Reino Unido. Baseou-se em Moçambique desde 1985.

Tem se especializado nas áreas temáticas de Nutrição Comunitária, Políticas Alimentares, Segurança Alimentar, Proteção Social, Género, Desenvolvimento Urbano e Acção Humanitária.

Durante os últimos 30 anos desenvolveu trabalho nas seguintes áreas: elaboração de planos e programas estratégicos a nível das instituições públicas, agências multilaterais (Agências das Nações Unidas, Banco Mundial e FMI, União Europeia) e o sector Não Governamental; pesquisa qualitativa, como por exemplo, a avaliação e desenho de II Estratégia de Segurança Social Básica (Moçambique, 2015), Plano Estratégico de Assistência Social (Angola, 2014) e o Plano Estratégico das Nações Unidas para a área de Nutrição (Moçambique, 2015); a facilitação de processos nacionais e internacionais ligados com protecção social, assistência humanitária, e politicas na área de SAN; formação & capacitação de quadros desde técnicos universitários até membros das comunidades; o desenho e implementação de sistemas de monitoria, avaliação e aprendizagem.

No período de 1985 a 1997, trabalhou como assessora técnica no Ministério da Saúde em Moçambique, dos quais, três anos como nutricionista provincial na Província de Tete, durante o conflito armado, cinco anos no Departamento Nacional de Nutrição com responsabilidade de desenvolver políticas alimentares, sistemas de vigilância nutricional e programas de capacitação e quatro anos como Directora do curso de técnicos de nutrição e segurança alimentar.

Na área de politicas alimentares Kerry teve um papel activo no estabelecimento do primeiro Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutrição (SETSAN actualmente designado por CONSAN), como parte de comité interministerial para o efeito.

Foi uma das autoras do curso de técnicos de nutrição e segurança alimentar, desde o desenho do currículo até a elaboração dos módulos de ensino, e inaugurou o curso no Instituto de Ciências de Saúde em Maputo com o cargo de Directora.

É membro fundadora da ANSA (1997), e nos últimos 20 anos, tem desenvolvido a Associação para atualmente oferecer um leque de serviços de qualidade em prol do desenvolvimento urbano e comunitário em Moçambique e fora do país. Kerry tem trabalhado extensivamente nos países de África Austral (Malawi, Zimababwe, Zámbia, Swaziland, Africa de Sul), os Países PALOPs (Angola, São Tomé e Príncipe), e também tem desenvolvido trabalhos no Brasil e Timor Leste.

Carina Ismael

Coordenadora da PSC-SUN em Moçambique

Carina Ismael, licenciada em Biologia pela Universidade Eduardo Mondlane (1994), com mestrado em Nutrição Comunitária pela University of Queensland – Austrália (1997) e uma Pós graduação em Análises e Formulação de Políticas na área de SAN pela “Universidade Eduardo Mondlane” em conjunto com a IFPRI (1997).

Tem mais de 20 anos de experiência em políticas e no desenho e implementação de programas de Nutrição e Segurança Alimentar. Trabalhou em várias áreas, incluindo vigilância nutricional, alimentação infantil, micronutrientes, avaliações em segurança alimentar e nutricional, nutrição em situação de emergência, nutrição no contexto do HIV/SIDA, organização e implementação de inquéritos, desenvolvimento de ferramentas de monitoria e avaliação, desenvolvimento de materiais de capacitação (materiais de educação nutricional), mudança de comportamento e criação de demanda para programas de saúde pública relacionados com nutrição. Facilitou e desempenhou o papel de formadora em treinos e seminários sobre os tópicos acima mencionados.

Traz também experiência em gestão, tendo actuado como chefe da Repartição de Nutrição no Ministério da Saúde por 2 anos.

Trabalhou ainda como Assessora para Segurança Alimentar na Save the Children UK em Moçambique, e na Helen Keller International, primeiro como coordenadora do programa de vitamina Ae depois como Assessora Técnica para Nutrição e HIV/SIDA. Desde 2009, trabalha na ANSA, onde desde Julho de 2013, actua como coordenadora da Plataforma da Sociedade Civil estabelecida no âmbito do Movimento “Expandindo a Nutrição – Scaling Up Nutrition” (CSP-SUN), tendo antes sido uma consultora sénior. Carina Ismael é fluente em português e inglês.

Cláudia Fidalgo

Coordenadora das actividades de Comunicação para Mudança Social e de Comportamento

Licenciada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2010 no Brazil, e com pós- graduação em Saúde Pública pela Universidade Eduardo Mondlane em 2014, Moçambique .

Têm qualificações académicas em Nutrição, Dietética e Saúde Pública.

Aexperiência profissional inclui: gestão de programas relacionados com a promoção de micronutrients (Vitamina A) com a Helen Keller International em parceria com o Centro internacional da Batata-Doce (CIP) em Moçambique e apoio técnico ao Ministério da Saúde, como consultora nacional na elaboração do Plano de Acção Multisectorial para a Redução da Desnutrição Crónica em Moçambique (PAMRDC 2010-2019), Planificação das Semanas Nacionais de Saúde e participou em pesquisas quantitativas e qualitativas (2010-2013); desde o período de 2013 até a data presente, está gerir o programa de Capacitação das Instituições intervenientes a nível do país com experiência na monitoria e formação de activistas comunitários, jornalistas e locutores, associação de camponeses, técnicos de saúde e educação e outros técnicos nas áreas de saúde e nutrição.

As intervenções deste projecto levam em conta a abordagem da Comunicação para a Mudança Social e de Comportamento (CMSC). No âmbito da CMSC faz parte do Grupo técnico de CMSC no Ministério da Saúde desde 2015.

No projecto da ANSA, Cláudia Fidalgo está intimamente ligada a nutrição comunitária com uma forte componente de pesquisa qualitativa na área de nutrição e a sua respectiva experiência em consultorias nas áreas de análise da situação nutricional e desenvolvimento de políticas; desenvolvimento de materiais de educação nutricional, experiência em gestão de fundos com a UNICEF (HACT-FACE), capacitação na área de nutrição; apoio técnico a FAO no âmbito do programa de Hortas caseiras e educação nutricional no âmbito do MDG1, avaliação e desenvolvimento de sistemas de monitoria no âmbito do Código de Substitutos do Leite Materno em parceria com o UNICEF e o Ministério da Saúde. É consultora para a elaboração dos Planos Operacionais Provinciais de Comunicação para a Mudança Social e de Comportamento (nas provincias de Sofala, Tete, Nampula e Zambézia), que visam fornecer uma liguagem harmonizada á nivel de todos intervenientes na área de nutrição de modo que promovam a Mudança Social e de Comportamento. Esta iniciativa está englobada dentro do PAMRDC sob a liderança do Ministério da Saúde e com apoio técnico e financeiro da UNICEF.

Marina Canotilho

Administrativa do MEL-MUVA

Técnica Pedagógica de Pecuária, formada no Instituto Médio Agrário de Chimoio em 1980.

Possui experiência relevante na área de educação e pedagogia, trabalhou na Direcção Nacional do Ensino Técnico (DINET), Serviço de Formação de Professores no Ministério da Educação e Cultura e foi professora e educadora nas Escolas Moçambicanas em Cuba de 1983 a 1988.

No período de 1989 até a data presente adquiriu uma larga experiência na organização de formação, logística, administração e finanças na Premier, SEMOC, NSJ-Centro de Formação de Jornalistas para a África Austral, Projecto Media da UNESCO, FORCOM, N`WETI e MB Consulting & AFP.

De 2016 até a data presente trabalha na ANSA no projecto MEL-MUVA, responsável pela gestão e administração do projecto de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem (MEL) que inclui a logística das actividades de formação, pesquisas e a organização de eventos.

Cristina Chibindji

Técnica para a área de educação nutricional

Formada no curso básico de Medicina Preventiva e Saneamento do Meio no período de (1978 a 1980) e no curso de Técnicos de Nutrição e Segurança Alimentar no período de (1993 a 1996) no Instituto de Ciências de Saúde de Maputo e Bacharel em Ciências de Comunicação no período de (2005 a 2007) pela Universidade Politécnica.

Asua experiência profissional também inclui a criação e formação de formadores no Programa de Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens-Geração BIZ no período de (1998 a 2006); participação na criação do CIADAJ (Comité Intersectorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescente e Jovens) no período de (1996 a 1997).

Cristina Chibindji, é membro activa da IBFAN em que durante anos, participou activamente na Monitoria e Avaliação nas actividades da Inciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) em todo país.

Com 37 anos de experiência trabalhou em diversas áreas, actuou como gestora do programa de Medicina Preventiva e Saneamento do Meio no período de (1980 a 1987) na Cidade de Chimoio, Província de Manica e na área de Saúde Escolar e do Adolescente no Ministério da Saúde (MISAU) no período de (1998 a 2007); experiência de pesquisa qualitativa na área de micronutrientes na zona sul e CAP sobre Saúde Sexual e Reprodutiva nas escolas primárias financiada pela OMS. Coordenadora das actividades de IBFAN e do projecto Crianças Bem Nutridas e Sem HIV, financiada pela USAID através da FHI360 no período de (2010-2015); actualmente trabalha na ANSA no Projecto Pão Para o Mundo, tem experiência na pesquisa CAP sobre alimentação infantil na zona Sul, Centro e Norte, experiência na monitória e formação de formadores, formação de activistas comunitários, jornalistas, locutores, associação de camponeses, técnicos de saúde e outros desde 2015.

Odete Sambo

Gestora financeira e administrativa

Bacharel em Psicologia Clínica. Possui uma larga experiência na área de Gestão Financeira e Administrativa com orçamentos elevados. A experiência profissional de Odete Sambo, inclui trabalho com Organizacões Internacionais de Cooperação, nomeadamente, Save the Children no período de (1998 a 2001) e na CARE Internacional no período de (2002 a 2005). Trabalha na ANSA á 10 anos e é responsável pela gestão financeira de projectos de curta duração com organizações/projectos como a (UNICEF, SUN, MSU, OIM, FEED e Projectos de Vitamina A em parceria com a HKI) e de longa duração (Projecto de Capacitação das Instituições Intervenientes a Nível do País-PCIINP desde 2006) financiado pela Pão Para o Mundo.

Rita Macuacua

Técnica para a área de educação nutricional

Formada em Enfermagem Básica no período de (1978 a 1980) e no nivel médio de Nutrição e Segurança Alimentar no período de (1993 a 1996) no Instituto de Ciências de Saúde de Maputo.

Com 37 anos de experiência, em diversas áreas, trabalhou na enfermaria de medicina do Hospital Central de Maputo (HCM) durante 5 anos; e na enfermaria de pediatria de mal nutrição no Hospital Geral José Macamo durante 8 anos; foi docente e directora dos cursos de Medicina Preventiva e de Nutrição no Instituto de Ciências de Saúde de Maputo, no período de (1996 a 2010), Chefe de Secção de estágios e participou na elaboração de currículas de Medicina Preventiva e de Nutrição no período de (2006 a 2010)

Expereiência na formação de formadores, activistas comunitários, jornalistas e locutores, associação de camponeses; experiência de pesquisa qualitativa na área de micronutrientes na zona Sul e Centro; experiência de pesquisa CAPsobre alimentação Infantil na zona Sul, Centro e Norte.

Experiência na monitoria e formação de formadores, formação de activistas comunitários, jornalistas locutores, associação de camponeses, técnicos de saúde e outros.

Rita Macuacua, foi contratada na FAO no período de (2010 a 2012) para responder na área de nutrição e Segurança Alimentar, em Maputo e Nampula; experiência de consultoria em nutrição com IFAD; trabalhou na IBFAN no projecto Crianças Bem Nutridas e Sem HIV, financiada pela USAID através de FHI360 no período de (2012 a 2015); actualmente trabalha na ANSA no Projecto Pão Para o Mundo desde 2015.